
Com o encerramento de Enigma, agora a Shonen Jump fica órfã do gênero “suspense” na revista, uma vez que a série que deve substituir o mangá já na próxima edição será Nisekoi, como dito aqui ontem. Desde Nougami Neuro e Death Note, nenhuma série desse tipo conseguiu se firmar nas páginas da revista, como por exemplo Kiben Gakuha, lançada em 2010 e cancelada no mesmo ano. Há quem considere Psyren nesse gênero, e eu até concordaria se não fosse o caminho que o mangá tomou do meio pra frente em sua publicação, quando passou a ser mais um shounen de “luta” preocupado em se manter vivo na revista.

Para quem me acompanha no twitter sabe que eu vivia um caso de “amor” e “xodó” com Enigma. Ainda tentava confiar na vida do título até o fim do ano, conseguindo um final razoável, mas minhas esperanças foram em vão.ST&RS deve ser o próximo a rodar se continuar com essas marcas (a não ser que as vendas do volume fechado salvem a série). De qualquer maneira, isso fica de lição para nós brasileiros que reclamamos de mangás nacionais cancelados.
Sei que o mercado é totalmente diferente e que lá é a “fonte”, mas a quantidade de títulos descontinuados ou encerrados as pressas é de se arrepiar, principalmente graças a Shonen Jump que tem a política de “não vendeu, caí fora”. Com esse cancelamento de Enigma, o mangá se junta à Amatsuki, Double Arts e tantos outros que tinham tudo para dar certo, mas que ao final se tornaram só “mais um”. Uma pena. Resta esperar o lançamento dos volumes encadernados finais (que devem chegar a 7 e só devem se concluir no ano que vem).
0 comentários:
Postar um comentário